Prudente de Moraes foi um político brasileiro, terceiro presidente do Brasil e primeiro político civil a assumir esse cargo.
Mandato: 15 de novembro de 1894 até 15 de novembro de 1898
Vice-presidente: Manuel Vitorino
Precedido por: Floriano Peixoto
Sucedido por: Campos SalesData de Nascimento: 4 de outubro de 1841
Local de nascimento: Itu (São Paulo)
Data de morte: 13 de Dezembro de 1902 (61 anos)
Local de Morte: Piracicaba (São Paulo)
Primeira-dama: Adelaide Benvinda Silva Gordo
Partido político: PRP
Profissão: Advogado
Eleito senador constituinte pelo Estado de São Paulo, entre 1890 e 1891, exerceu a presidência do Senado no mesmo período em que Floriano Peixoto, como vice-presidente, assumiu a Presidência da República.
Primeiro presidente civil da República brasileira, eleito por sufrágio universal. Governou de 1894 a 1898, tendo sofrido forte oposição de florianistas (adeptos do governo militar do presidente anterior, marechal Floriano Peixoto) exaltados. No período em que esteve afastado do governo, por motivo de saúde, foi substituído pelo vice-presidente Manuel Vitorino, que trocou todo o ministério colocando florianistas no poder.
Ao reassumir a Presidência, Prudente decretou estado de sítio com o intuito de combater movimentos oposicionistas - tais como a Guerra de Canudos (1896-1897, de cunho notadamente monarquista) e a Revolta da Armada (1893, movimento de apoio aos governos militares de Deodoro e Floriano).
Um comentário:
parabéns!!
achei o blog super interessante...
e gostei muito de saber sobres os presidentes do Brasil, principalmente sobre Prudente de Morais
Postar um comentário