Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa foi um político e jurista brasileirodepois que Rodrigues Alves, eleito em 1918, não tomou posse por motivo de doença. Seu período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi ainda deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional da Haia.
Mandato:28 de Julho de 1919 até15 de Novembro de 1922
Vice-presidente:Francisco Álvaro Bueno de Paiva
Precedido por:Delfim Moreira
Sucedido por:Artur Bernardes
Data de nascimento:23 de maio de 1865
Local de nascimento:Umbuzeiro (PB)
Data da morte:13 de Fevereiro de 1942 (76 anos)
Local da morte:Petrópolis (RJ)
Primeira-dama:Maria da Conceição de Manso Saião
Profissão:Professor de Direito
Encontrou-se com o Marechal Deodoro da Fonseca, que lhe foi apresentado por José Pessoa, seu irmão mais velho.Foi deputado no Congresso , quando destacou-se, e aos vinte e cinco anos de idade revelou-se jurista consumado.
De sua atuação na Assembléia Constituinte.Em 1894, resolveu abandonar a política, por discordar do presidente Floriano Peixoto. Depois de muitas contravessas,disputou a sucessão de Delfim Moreira, vice do falecido presidente eleito Rodrigues Alves, vencendo as eleições sem nem ter saído da França.
Sua candidatura foi apoiada por Minas Gerais. Sua vitória foi marcada por simbolismos, pois um presidente paraibano representava uma primeira derrota da política do café-com-leite.
Um comentário:
O blog de vocês está muito lindo e muito bem feito, adorei!
um beijo para todas
Denise
Postar um comentário