domingo, 30 de março de 2008

Arthur Bernardes




Arthur da Silva Bernardes foi um político brasileiro, presidente dos Estados Unidos do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926.

Mandato: 15 de novembro de 1922 até15 de novembro de 1926
Vice-presidente: Estácio
Precedido por: Epitácio Pessoa
Sucedido por: Washington Luís
Data de nascimento: 8 de agosto de 1875
Local de nascimento: Viçosa (MG)
Data da morte: 23 de Março de 1955 (79 anos)
Local da morte: Rio de Janeiro (RJ)
Partido político: PRM
Profissão: advogado

Após a conturbada sucessão de Epitácio Pessoa, os Estados de Minas Gerais e São Paulo conseguiram eleger o mineiro Arthur Bernardes como presidente. Entretanto, essa eleição foi de grande insatisfação popular e militar, já que a sociedade da época estava começando a se cansar da política oligárquica que reinava no Brasil.

O governo de Arthur Bernardes foi tão conturbado, que em praticamente todo esse período foi declarado Estado de Sítio. Além disso, o presidente passou a decidir se vetava ou não o direito ao hábeas corpus aos acusados, além de expulsar os estrangeiros que poderiam significar perigos à soberania nacional.

No Rio Grande do Sul o governo se deparou com uma revolta entre o governador do Estado, Borges de Medeiros, que tentava se eleger pela quinta vez consecutiva e os revoltosos. Em 1923 o ministro da Guerra, general Setembrino de Carvalho conseguiu pacificar o conflito.

Um comentário:

Unknown disse...

Este blog está muitooooooooooooooooo lindo!
vocês estão de parabéns! se eu fosse a professora, eu daria um 10!
Daniela