Manuel Ferraz de Campos Sales foi um advogado e político brasileiro, presidente da República entre 1898 e 1902.
Mandato: 15 de novembro de 1898 até 15 de novembro de 1902
Vice- presidente: Francisco de Assis Rosa e Silva
Precedido por: Prudente de Morais
Sucedido por: Rodrigues Alves
Data de nascimento: 15 de fevereiro de 1841
Local de nascimento: Campinas (SP)
Data da morte: 28 de Junho de 1913 (72 anos)
Local da morte: Santos (SP)
Partido político: PRP
Profissão: advogado
Eleito senador em 1890, renunciou ao cargo para assumir o governo de São Paulo entre 1894 e 1898. Presidente da República de 1898 a 1902, foi o principal articulador da "política dos governadores", também conhecida como "política café com leite" (aliança entre São Paulo e Minas Gerais), procurando obter o apoio do Congresso Nacional através das relações de clientela e favorecimento político entre União (Presidente da República), estados (governadores) e municípios (coronéis). Realizou o saneamento financeiro da economia brasileira, estimulando uma política deflacionista que objetivou garantir o equilíbrio orçamentário e a valorização da moeda.
Essa política foi fruto direto do funding loan, negociação da dívida externa nacional com banqueiros ingleses, quando foi determinada a moratória da dívida por treze anos e concedido um empréstimo de 10 milhões de libras, sob a condição do país não contrair mais empréstimos bem como recolher parte do papel-moeda em circulação.
Além da renegociação da dívida externa, Campo Sales combateu a inflação e a desvalorização da moeda, não emitindo mais e retirando grande parte de circulação. Outras atitudes que fizeram parte do “saneamento econômico” foram a redução das despesas e aumento das receitas através da criação de uma série de novos impostos.
Um comentário:
Eu adoro saber mais sobre a história do nosso pais que amo tanto
Amei esteblog e irei visitalo todos os dias :D
Postar um comentário