quarta-feira, 12 de março de 2008

Afonso Pena




Afonso Augusto Moreira Pena foi um político brasileiro, presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento. Antes da carreira política, foi advogado e jurista.


Mandato: 15 de novembro de 1906 até 14 de junho de 1909
Vice-presidente: Nilo Peçanha
Precedido por: Rodrigues Alves
Sucedido por: Nilo Peçanha
Data de nascimento: 30 de novembro de 1847
Local de nascimento: Santa Bárbara do Mato Dentro
Data da morte: 14 de Junho de 1909 (61 anos)
Local da morte: Rio de Janeiro
Partido político: PRM
Profissão: advogado

Formado em Direito, o mineiro Afonso Augusto Moreira Pena começou sua carreira política como deputado pelo Estado de Minas Gerais em 1874. Posteriormente foi deputado federal, ministro, governador de Minas Gerais, vice-presidente de Rodrigues Alves, até que em 15 de novembro de 1906 foi elevado à presidência. Afonso Pena se deparou com uma situação econômica relativamente estável, resultado da administração anterior de Rodrigues Alves. Embora Afonso Pena tenha desejado promover a industrialização do Brasil, teve que se render aos interesses dos cafeicultores, visto que foi através destes que o presidente foi eleito, na chamada política “café-com-leite”. Uma das medidas de favorecimento aos produtores de café foi o Convênio de Taubaté, o qual estabelecia que, para manter o preço do produto, o Governo se comprometia a comprar todos os estoques excedentes.

Afonso Pena também desenvolveu redes ferroviárias nos Estados da região Sudeste e modernizou portos para o melhor escoamento da produção do café.

Para promover a entrada de mão-de-obra, seu Governo estimulou grandemente a imigração, principalmente de italianos.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o blog, que me ajudou na minha pesquisa!
parabéns pelo blog lindo e criativo, um beijo!
By Amanda

Carolina, Elizabeth,Stella,Larah,Lidiane e Nathália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.